quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Clipping - Blog Sabrina Ortácio


ENTREVISTA: A Criatividade de Zuleika Escobar na Moda, Livros e Música

Quando surgiu a idéia de fazer uma pauta sobre criatividade, na hora eu me lembrei da Zuleika Escobar. Uma sorridente garota de 29 anos, que mora em Porto Alegre e faz muitas coisas bonitas. Zú, como é chamada pelas amigas, é relações públicas, escritora e ilustradora infantil, designer de vestidos, blogueira e DJ nos finais de semana. No cinema, os preferidos dela são David Lynch Movie's. Ela é de câncer e adora Deepak choopra and eckhart tolle. Já dá para ter uma idéia da nossa entrevistada, não é mesmo?


* Como é o cotidiano de uma garota cheia de idéias?

Não tenho horário fixo para trabalhar, acabo adequando o horário de trabalho a quantidade de tarefas que tenho que fazer. Tem semanas que sábado e domingo entram para a agenda de trabalho. Mas basicamente, todas as segunda de manhã organizo minha semana, com espaços para flexibilidade, porque sempre surge algo inesperado. Nos outros dias da semana, de manhã, faço pesquisa de tecidos, materias e atualizo meus blogs. A partir do meio-dia faço as provas de vestidos até o final da tarde, e no começo da noite faço as entregas nas casas das clientes, depois volto e organizo minhas planilhas de controles e sempre sobra um tempinho para inventar alguma coisa nova, seja um colar, um cinto ou um vestido, e ainda ver o namorado, assistir um bom filme no cinema ou tomar champagne com as amigas.


* No que você se dedica atualmente?

Sou designer de vestidos, faço também colares e cintos. Também sou escritoria infantil, estou terminando um livro "No Mundo dos Ninuys Maciuys" (todos os direitos reservados), que eu e meu namorado Antônio Navarro escrevemos juntos. Eu estou escrevendo meu primeiro livro infantil sozinha, direcionado para meninas de 4 à 8 anos. Toco uma vez por mes no Bar El Basco Loco, onde meu namorado, também DJ, tem um projeto de música lounge todas as sexta-feiras. Também costumo tocar em festas de aniversários dos meus amigos.


* Quantos blogs você tem atualmente?

Atualizo cinco blogs que são os seguintes: http://www.zuescobar.blogspot.com/ - publico minhas minhas criações - vestidos/ colares/ cintos - da marca zu escobar.
http://www.ideenouvelle.blogspot.com/ - publico coisas que estão acontecendo no mundo - moda/arquitetura/designer/festas/filmes/livros/exposições/decoração. Esse Blog faço junto com minha amiga Aline Bueno.
http://www.leregarddor.blogspot.com/ - (o olhar de ouro) é um blog de fotos - que é o "olhar" da pessoa em relação a algo, o olhar interpretativo por trás da lente.
http://www.dressedresses.blogspot.com/ - Este é baseado na minha pesquisa de vestidos.
http://www.washingclothes.blogspot.com/ - este blog é para as pessoas saberem como como lavar/secar e manter novas roupas.


* Quando você descobriu que gostava de moda?

Desde de pequena adorava vestidos e adorava "customizar" minha roupas, mas naquela época nem sabia que isso se chamava customizar! Cortava manda, gola, desfiava calça jeans, fazia de uma calça shorts e assim eu ia... Fazia colares e vendia no colégio e também fazia vestidos para ir nas festinhas. Minha primeira lembrança em relação a isso é de quando eu tinha 3 anos e tinha um conjuntinho verde-água que amava, mas a parte de baixo era shorts e eu queria porque queria transformar em saia!


* Quando e como começou a olhar a moda profissionalmente?

Faz exatamente um ano, criando a minha marca de vestidos, fazendo pesquisa de moda e publicando em blogs.Tenho que agradecer a família, namorado e amigas que sempre me incentivaram nessa nova empreitada


* Você gosta de criar vestidos, por que esta escolha?

Adoro criar vestidos. De uns 4 anos para cá, durante o verão não consigo usar outro tipo de roupa se não, vestidos. E acho essa peça a mais feminina do guarda-roupa da mulher. Também é super prática, em qualquer situação sempre tem um vestido que se encaixa bem. O vestido é uma peça que dá para "viajar" na sua modelagem, fazendo multiplas leituras, inovando e misturando conceitos! E os meus vestidos ainda têm um plus, pois nenhum é igual ao outro, todos são únicos e exclusivos. Então não precisa se preocupar em chegar em uma festa e ter uma pessoa vestindo um igual ao que vocês está vestindo. Aliás, esse foi um dos motivos pelo qual eu comecei a fazer vestido para mim.


* Tem projeto de trabalhar com outras peças futuramente?

No momento não. Mas estou trabalhando agora na criação de colares, cintos e bolsas


* Você se inspira em algum estilista?

John Galliano, Miucca Prada, Nicolas Ghesquière (da balenciaga), Alber Elbaz (da Lanvin), Christian Lacroix, Marc Jacobs, Stella Mccartney, só para citar alguns!


* Como você escolhe os tecidos?

Por intuição. Bato olho e deu! Sei que o tecido pode se transformar num belo vestido! Meu olhar está tão "viciado" em fazer vestidos que quando quero comprar tecido para fazer outra coisa, não consigo (risos...) o tecido acaba se transformando em vestido!


* Seus vestidos combinam com que tipo de garotas?

Mulheres autênticas e que buscam algo novo. Que sabe exatamente o que quer vestir e não são vitimas da moda!


* Que sapatos combinam com seus vestidos?

Rasteiras, saltos médios e altíssimos - dependendo do humor no dia!


* Na sua opinião, o que uma mulher deve vestir no verão 2009?

Vestidos sempre! Longo, médio e curto, de tecidos fluidos soltos no corpo com um cinto marcando a cintura ou caido no quadril. Vestidos de vicolycra, com drapeados, pregas, decotes. Vestidos de um ombro drapeado, que lembra as deusas da mitologia grega. Rasteiras que deixam o pé a mostra. Maxi bag para o dia nas cores: turquesa, coral, branca, palha, carteira para noite, brincos compridos, braceletes e um anel grande em um dos dedos.


* Que tipo de roupa que você vê na vitrine e não compra?

Roupa mal cortada e com acabamento ruim - costura mal feita e roupa cortada torta, não dá.


* Deixe uma dica de moda para as leitores do BLOG?

Sempre que compro uma roupa nova, vou no armário e pego uma peça de roupa que não tenho usado há muito tempo, e dou! dessa maneira além de renovar o guarda-nova sem peso na consciência, circulo as energias que estavam estagnadas fazendo um bem!

Postado por Sabrina Ortácio

Nenhum comentário: